Estados Unidos e Argentina anunciam abertura de fronteiras para outros países

Se você já planejava matar aquela saudade de viajar e visitar os Estados Unidos ou a nossa vizinha, Argentina, saiba que isso será possível em breve. A partir dos dias 01 e 08 de novembro, respectivamente, as fronteiras dos dois países terão abertura total para os estrangeiros, incluindo os brasileiros.

Veja a seguir quais serão os critérios estabelecidos por cada um dos governos para que todos os viajantes possam novamente visitar os EUA e a Argentina.

Fronteira dos Estados Unidos aberta para viajantes: quais protocolos seguir?

Algumas exigências serão feitas pelo governo de Biden para que todos os estrangeiros possam novamente ingressar no país americano. A principal delas é que o visitante já tenha completado seu esquema vacinal com as vacinas de duas doses ou com a de dose única. É necessário também que apresente um teste negativo de Covid-19 feito até 72 horas antes de seu embarque.

Com o visto em dia, o turista precisa ter sido vacinado com:

  • Duas doses da vacina da Pfizer ou da Moderna (aprovadas para uso emergencial no país);
  • Dose única da vacina da Janssen (Johnson&Johnson) (aprovada para uso emergencial no país);
  • Duas doses das vacinas da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac (listadas para uso emergencial pela OMS).

A Organização Mundial da Saúde também aprovou, junto com todas essas, o uso emergencial da vacina da SinoPharm.

Como comprovar o esquema vacinal completo?

No embarque, é necessário que o viajante apresente seu certificado de vacina para a companhia aérea. Ainda não há informações sobre outras exigências de documentos feita pelo governo americano.

Fronteiras da Argentina: o que será exigido do turista?

As portas da Argentina já estão abertas para países vizinhos desde o dia 01 de outubro, com algumas exigências parecidas com as dos Estados Unidos para a abertura total em 08 de novembro. O turista que já pode visitar o país precisa apresentar uma declaração juramentada, o comprovante do esquema vacinal completo com, no mínimo, 14 dias de aplicação da segunda dose ou da dose única. Não há informações sobre vacinas específicas.

Brasileiros são prioridade para o governo argentino, que liberou novamente, no mês de outubro, voos das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Latam e Turkish Airlines, entre São Paulo e Buenos Aires, mesmo que ainda em números baixos. A intenção é que, a partir de 01 de novembro, a quantidade de voos aumente.

Até essa data e a liberação completa para qualquer visitante, é necessário que o viajante brasileiro e de outros países de fronteira com a Argentina apresente PRC negativo, com data de até três dias antes do embarque, e também repita o exame entre o 5º e 7º dia de estadia no território argentino. Vale ressaltar que ambos os exames são custeados pelo próprio turista.

A intenção do governo é que, com mais de 50% da sua população já vacinada com o esquema completo de imunização, o viajante estrangeiro tenha que apresentar somente seu certificado de vacina e o exame negativo de PRC para entrar no país.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer para visitar os Estados Unidos e a Argentina, quando se sentir seguro, viaje e aproveite esses países do seu jeito!