Trata-se do local mais seco do mundo, mas os turistas não se assustam: a paisagem do local vale a pena. Você verá aldeias soterradas, fortalezas pré-incas e desertos de sal ao viajar de carro pela região. O pequeno povoado de 5 mil habitantes preserva ruas de terra e casas rústicas do passado. Os primeiros habitantes chegaram à região há 11 mil anos.
Para chegar a San Pedro de Atacama, você tem algumas opções: voar até Calama, que fica a 98 quilômetros do povoado ou ir de carro a partir de Santiago pela Ruta 5. Porém, prepare-se: são 1.870 quilômetros.
Ir de carro é uma boa ideia para quem quer fugir das pequenas agências de viagem locais. A maioria das atrações fica fora da cidade e você precisará necessariamente pegar a estrada para ver as mais interessantes. Os principais pontos são o Pukará de Quitor, ruínas da fortaleza pré-colombiana; as Termas de Puritama, de onde se pode tomar um banho quente natural em pleno deserto, e o Valle de La Luna, onde há uma grande quantidade de iguanas de origem africana, que foram trazidas há muito tempo pelos escravos. Não deixe também de visitar o Museo Le Paige para conhecer melhor a cultura atacamenha.
Além de seco, o deserto do Atacama é muito alto, e é preciso dar um tempo para o corpo se adaptar. Cuide da alimentação e hidrate-se bastante.