Dicas e roteiros de viagem
Venha se inspirar a embarcar no seu próximo destino.
O que fazer em Belo Horizonte, MG
O que fazer em Belo Horizonte, MG
A capital mineira encanta viajantes de todos os estilos. Seja os apaixonados por história e cultura, seja quem gosta de entrar em contato com a natureza em parques e praças, Belo Horizonte tem excelentes opções.
Para aproveitar melhor a visita, que tal alugar um carro em BH? Assim, você consegue se locomover mais livremente entre as diversas atrações e aproveitar tudo o que a capital mineira tem a oferecer. Seja aluguel de carros por diária ou mensal, existem vários modelos para você escolher aqui, na Localiza!
Veja aqui o que fazer em BH para criar o seu roteiro e ter experiências incríveis durante a sua estadia na cidade!
O que não deixar de fazer em BH?
Belo Horizonte tem diversas atrações que valem a pena entrar no seu roteiro. Descubra algumas delas e prepare-se para aproveitar o melhor da capital mineira de acordo com o tempo que você pretende ficar no destino!
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Em Belo Horizonte é possível conferir as obras de um dos mais importantes arquitetos do Brasil, Oscar Niemeyer. Entre elas, estão a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte e o Iate Tênis Clube.
Se você também é apaixonado por arquitetura, não deixe de conhecer os jardins de Burle Marx, as pinturas de Portinari, as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa, um passeio encantador e cheio de história.
Estádio Mineirão
Conhecido popularmente como “Mineirão”, o Estádio Governador Magalhães Pinto está localizado em Belo Horizonte, sendo o local em que os clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro costumam jogar.
Seu campo já foi palco de importantes jogos e decisões para campeonatos estaduais e brasileiros, além da Libertadores da América e até da Copa do Mundo. Os amantes de futebol não devem deixar esse ponto de fora do roteiro!
Além disso, a esplanada do Mineirão é utilizada para vários tipos de eventos e é aberta ao público em vários dias da semana, sendo um ótimo lugar para andar de patins e aproveitar com a família.
Arena Independência
A Arena Independência, ou Estádio Raimundo Sampaio, foi inaugurada em 1950 para sediar os jogos da Copa do Mundo no Brasil daquele ano.
Seguindo o estilo da arquitetura modernista, até hoje o espaço é utilizado em jogos com os clubes mineiros, além de outros eventos.
Praça da Liberdade
Muito mais que uma praça, a Praça da Liberdade é um registro histórico de beleza imponente. Localizada na região da Savassi, ela começou a ser construída em 1895 e recebeu influência de diferentes estilos arquitetônicos, como art déco, modernismo e pós-modernismo.
O local se tornou um ponto de encontro, com jardins inspirados nos famosos jardins franceses de Versalhes.
Museu das Minas e do Metal
Para conhecer melhor a história de um dos maiores estados brasileiros, o Museu das Minas e do Metal traz alguns fatos importantes sobre a mineração — que resultaram no nome da região.
O museu está no prédio da antiga Secretaria de Educação do Estado, com uma fachada rosa, no entorno da Praça da Liberdade. O acervo é interativo e também costuma trazer exposições temporárias. A entrada é gratuita.
Mercado Central
Um local perfeito para experimentar os sabores de Minas Gerais é o Mercado Central. Ali é possível comprar algumas das mais tradicionais delícias mineiras, além de contar com restaurantes típicos que preparam refeições que todos os turistas deveriam provar.
Por lá, você também encontra diversos bares clássicos, seja para degustar alguns petiscos ou algumas das bebidas mais conhecidas da região.
Culinária mineira
E já que falamos sobre gastronomia, a culinária mineira está entre as mais tradicionais e conhecidas em todo o país. Algumas de suas especialidades são famosas mundialmente, chamando a atenção de quem visita Belo Horizonte.
Conheça algumas das delícias mineiras que valem a pena experimentar!
Pão de queijo
O pão de queijo é conhecido em todo o Brasil, fazendo também sua fama ao redor do mundo. No entanto, a receita mais tradicional é a versão mineira, fazendo com que muitos turistas que visitam a região coloquem essa iguaria em sua lista de o que deve ser experimentado.
Feijão-tropeiro
O feijão está entre os principais ingredientes na culinária mais tradicional de Minas Gerais. Já a iguaria conhecida como “feijão-tropeiro”, como o nome já indica, surgiu com os tropeiros, que misturavam outros ingredientes, como farinha, ovos e carne, para criar o que virou um dos pratos mais clássicos da gastronomia mineira.
Vaca atolada
Com um nome peculiar, a vaca atolada é um prato simples, mas muito saboroso. Em seu preparo, os ingredientes principais são carne bovina e mandioca. Entre os cortes mais utilizados está a costela, que garante uma textura mais macia e que faz sucesso entre os restaurantes mineiros.
Doce de leite
Outra iguaria bastante consumida em Minas Gerais, o doce de leite mineiro é apreciado em todo o país. Consumido no mundo todo, na região ele costuma ser apreciado tanto em sua versão pura quanto acompanhada com queijo. O doce de leite considerado o melhor do Brasil é vendido na cidade mineira de Viçosa.
Goiabada cascão
Perfeita para acompanhar o famoso queijo mineiro, a goiabada cascão tem uma pequena diferença em relação à versão mais tradicional: ela possui pedaços da casca da fruta em seu interior. Isso oferece um sabor mais marcante, fazendo essa goiabada ser apreciada em todo o país.
O que fazer em BH com a família?
Belo Horizonte tem atrações para toda a família. Entre sua programação mais tradicional estão as visitas aos conhecidos museus e restaurantes, em que a gastronomia mineira pode ser degustada em diversos pratos.
Além disso, quem gosta de esportes vai aproveitar bastante uma visita aos estádios, assim como outros complexos esportivos na região. E um passeio que não pode ficar de fora da lista de o que fazer em BH no domingo é a visita à Feira Hippie, que acontece na Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade.
O que fazer em BH à noite?
Quanto à vida noturna de BH, a capital mineira oferece diversas opções de restaurantes, bares, pubs e boates. São diferentes estilos e atrações, para agradar uma grande variedade de público.
Os principais clubes noturnos costumam funcionar aos finais de semana ou durante grandes eventos. Já os bares, que são uma marca da cidade, costumam funcionar todos os dias. Afinal, BH não é conhecida como a capital dos bares à toa, não é?
Destinos para conhecer ao redor de BH
Além das opções de o que fazer em BH, você pode alugar um carro na Localiza para conhecer as demais cidades e atrações turísticas no estado de Minas Gerais.
- Brumadinho (50 km de Belo Horizonte): uma das principais atrações de Brumadinho é o Instituto Inhotim, um renomado museu a céu aberto, com exposições de arte contemporânea e um jardim botânico.
- Serra da Piedade (37 km de Belo Horizonte): localizada no município de Caeté, a Serra da Piedade possui 1.746 metros de altura e tem em seus atrativos turísticos a cripta de São José, o Restaurante Dom José Resende, a Casa dos Romeiros, a Igreja Nova das Romarias, a Arena da Amizade, o Observatório da UFMG e a Gruta do Eremita.
Ouro Preto e Mariana (99 km de Belo Horizonte): com 12 km de distância entre as duas cidades, Ouro Preto chama a atenção pela arquitetura histórica e suas várias obras do grande escultor Aleijadinho. Já Mariana tem a Mina da Passagem, a Catedral Basílica da Sé e as igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Arquiconfraria de São Francisco dos Cordões. É possível fazer o percurso entre as duas cidades também de Maria Fumaça.